De onde vêm os cupins

DE ONDE VÊM OS CUPINS?

Muitas pessoas se perguntam de onde vêm os cupins, assim como o que devem fazer para evitar uma infestação. Na verdade, os cupins podem se abrigar na madeira seca, na madeira úmida e no solo. E cada uma dessas espécies têm hábitos diferentes, de acordo com o seu habitat. Infelizmente, o local preferido dessas pragas é no interior de residências, muito por conta da umidade e da presença de madeira.

Independentemente de qual seja o tipo de cupim, a melhor medida é contar com a ajuda de uma empresa dedetizadora, pois dispõe de uma equipe qualificada para combater qualquer que seja a espécie. Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre cupins, onde costumam se esconder, as espécies, dicas para evitar infestações e a importância de contratar uma empresa especializada.

O que é cupim?

O cupim é um inseto e existem mais de 2.000 espécies em todo o mundo, podendo ser chamado também de termita, siriri ou aleluia. São muito conhecidos pelos prejuízos que causam, principalmente por destruírem peças de madeira e objetos com base em celulose. Embora a maioria das pessoas associe cupim à madeira, essas pragas também atacam tudo que tem celulose, como papéis, roupas, documentos, etc.

Agora que você já entendeu o que é cupim, veja de onde vêm os cupins.

De onde vêm os cupins?

De onde vêm os cupinsTalvez você esteja se perguntando de onde vêm os cupins porque notou algum sinal e gostaria apenas confirmar se realmente é uma possível infestação.

Antes de mostrar quais os principais habitats dos cupins, saiba que são pragas urbanas que podem trazer muitos prejuízos ao patrimônio.

Por isso, é preciso estar sempre atento e a qualquer indício, entrar logo em contato com uma empresa especializada, a fim de evitar danos até mesmo irreparáveis.

Além disso, os cupins agem silenciosamente e como se reproduzem rapidamente, quando menos perceber, sua residência pode estar toda infestada.

Confira, a seguir, quais os locais que os cupins costumam se esconder.

Conheça os locais preferidos dos cupins

Como já foi dito, os cupins podem se abrigar na madeira seca, madeira úmida e no solo.

Em cada um desses locais, eles apresentam um determinado tipo de comportamento, mas o objetivo final é sempre buscar alimento, que é geralmente a madeira.

Cupins de madeira seca

Como o nome já indica, os cupins de madeira seca podem viver em qualquer habitat de madeira seca, com baixa umidade.

Logo, se abrigam dentro de estruturas de madeira, como por exemplo:

  • Móveis;
  • Batentes de portas e janelas;
  • Pisos;
  • Caixas de madeira e papelão;
  • Rachaduras em estruturas;

Geralmente, só é possível identificar quando a infestação já alcançou altos níveis de destruição.

Através das galerias que eles se locomovem para chegar até o alimento.

Quando a temperatura começa a esquentar, normalmente entre setembro e dezembro, os cupins voam, soltam suas asas e saem à procura de objetos de madeira, e dessa forma, dá origem à infestação.

Cupins de madeira úmida

Diferentemente dos cupins de madeira seca, essa espécie procura umidade para se alojar, ou seja, madeira danificada pela umidade e solo úmido.

Por exemplo, calhas e torneiras com vazamento em cozinha costumam atrair muito essas pragas, e através delas, entram na residência.

Cupins subterrâneos

Por outro lado, os cupins subterrâneos procuram solos úmidos para se reproduzir e proteger suas colônias.

Existe uma subespécie, que são as colônias formosas, que usam lama para construir túneis, e por meio deles, levam alimento até seus ninhos.

Geralmente, são encontrados em quintais e porões, onde umidade, madeira e celulose são abundantes.

Além disso, preferem especialmente tocos de árvores velhas e troncos caídos.

Apenas lembrando que a colônia se desenvolve no solo, e as colônias são construídas por meio de fundações, tubulações e paredes.

Agora que você já viu de onde vêm os cupins, confira algumas dicas para saber como identificar uma infestação.

Como identificar sinais de cupim na minha casa?

Em primeiro lugar, saiba que a atenção deve ser redobrada em épocas de temperatura mais quente, pois é quando os cupins se proliferam.

É normal aparecer pequenos resíduos, em forma de pó ou grãos, embaixo de móveis, armários, portas, janelas, etc.

A explicação é bem simples pela incidência maior de cupins em época de calor:

Os siriris, também chamados de aleluias, são pequenos insetos voadores que entram em residências em busca de locais úmidos e celulose para se alimentar.

Separamos aqui alguns sinais de infestação de cupins:

  • Pequenos montes de granulados: esses granulados são as fezes dos cupins. E uma dica é dar batidas leves na peça afetada e prestar atenção se caem mais granulados.
  • Túneis: geralmente aparecem por baixo de alicerces, paredes e outras estruturas.
  • Rachaduras nas superfícies de móveis: isso acontece porque os cupins costumam comer a madeira no sentido da veia da madeira.
  • Ondulações e afundamentos nos objetos: peças de madeira podem apresentar ondulações ou mesmo afundamentos.
  • Pequenos buracos no gesso: os cupins também podem atacar o gesso e um sinal é quando apresentam sujeira ao redor da borda.

Portanto, caso observe alguns desses sinais, entre em contato imediatamente com uma empresa especializada em descupinização.

Essa é a melhor saída para evitar infestações e consequentemente, prevenir estragos maiores.

Por que é importante saber de onde vêm os cupins?

Por mais que você já saiba de onde vêm os cupins, apenas profissionais técnicos são capazes de identificar qual é a espécie.

Após fazer uma vistoria em todo o ambiente, especialmente nos locais mais comuns onde essas pragas costumam se esconder, a equipe vai indicar qual método mais adequado.

Isso porque o tratamento para cupins de madeira seca não é o mesmo para cupins subterrâneos.

O importante aqui é que a empresa seja confiável e certificada, pois essa é a garantia de um serviço de excelência.

Nós, da Universo Ambiental, além de seguir todas as normas dos órgãos competentes, contamos com técnicos que recebem treinamento constante.

Dessa forma, os produtos e métodos que aplicamos são 100% seguros, não causando nenhum tipo de dano às pessoas e ao ambiente.

Agende uma visita que teremos o maior prazer em atendê-lo!