Como Saber Se Existe Cupins na Sua Casa

Como Saber Se Existe Cupins na Sua Casa?

Mais e mais pessoas querem saber como identificar se existe cupins na sua casa, e dessa forma, tomarem as medidas necessárias. Só para você saber, os danos dos cupins são imensos, alguns deles irreparáveis, como a destruição de todo um patrimônio.

E se você conhecer os sinais de uma infestação de cupins, pode evitar assim transtornos muito mais sérios. Ao fazer uma inspeção minuciosa, e observando alguns sinais específicos da presença de cupins, é possível confirmar se há ou não cupins em sua residência.

Na verdade, o melhor mesmo é contar com a ajuda de uma empresa especializada em descupinização, uma vez que tem uma equipe capacitada em detectar qualquer possível infestação de cupins. No entanto, vamos mostrar aqui alguns indicadores de cupins, e assim, quanto mais cedo forem detectados, melhores serão os resultados do tratamento.

Sinais de cupins na sua casa

Em primeiro lugar, é muito importante estar atento a todos esses sinais de cupins na sua casa, principalmente para evitar problemas futuros.

Um dos maiores desafios é que os cupins são pragas silenciosas e quando menos percebemos, a infestação já está em um nível avançado.

Justamente por isso que é essencial conhecer os indícios da presença de cupins e agir o quanto antes.

1.Madeira danificada

A madeira é um dos alimentos preferidos dos cupins, e consequentemente, acabam danificando a peça.

Se você perceber grãos ou pó próximos a móveis, batentes de portas de janelas, isso significa que há uma infestação de cupins.

Além disso, a madeira fica oca ao toque. Uma dica é bater com uma chave de fenda e caso perceba um som oco e até mesmo fure, infelizmente pode ser sinal de cupins.

Um fator que pode piorar a infestação é a madeira com umidade, porém, não apresenta danos externos, uma vez que as aberturas na madeira estão obstruídas com os excrementos do cupim.

2.Asas jogadas no chão

Os enxames de cupins, também chamados de siriris ou aleluias, voam em grandes grupos no verão para encontrar abrigos.

São atraídos por pontos de luz, como postes e lâmpadas, e assim, invadem as residências.

Quando o macho e fêmea se encontram, buscam um local para construir o ninho, e deixam cair suas asas.

Portanto, vistorie portas ou janelas para ver se existem asas caídas no chão.

3.Cupins subterrâneos

Os cupins subterrâneos constroem galerias e túneis dentro da madeira, podendo destruir tubulações de água e fiações elétricas para chegar até a madeira.

Os sinais mais comuns são rastros de terra, pois os cupins constroem esses tubos de lama como uma maneira de se proteger e como abrigo.

Geralmente, a madeira não tratada ou úmida que está em contato com o solo, tem maior probabilidade de ser afetada.

4.Túneis de cupins

Outro sinal que indica a presença de cupins na sua casa são túneis, que aparecem embaixo de paredes, alicerces, pilares e vigas.

São como caminhos que ajudam os cupins a chegarem até a fonte de alimento.

E para se certificar que são mesmo de cupins, basta observar se há a presença de insetos.

5.Rachaduras na superfície dos móveis e pisos

Como Saber Se Existe Cupins na Sua CasaDedique um tempo para inspecionar os móveis e pisos de sua casa e prestar atenção se existem rachaduras.

Geralmente, essas pragas têm o hábito de comer a madeira no sentido das fibras, deixando uma espécie de terra dentro da peça.

Como já foi dito, essas superfícies podem apresentar ondulações ou até mesmo afundamentos.

No momento de vistoriar, talvez você ouça um barulho, que parece com um papel sendo amassado, que significa que os cupins estão se alimentando e mastigando a madeira.

Esses são os principais indicadores que mostram a presença de uma infestação de cupins na sua casa.

Portanto, ao desconfiar de algum deles, não demore para entrar em contato com uma dedetizadora em sua cidade.

Como acabar com os cupins na sua casa?

É claro que existem métodos caseiros ou produtos vendidos em supermercados, no entanto, não são eficazes.

A melhor medida é entrar em contato com uma empresa especializada, uma vez que contam com uma equipe treinada e habilitada em tratamento de cupins.

Não apenas são capazes de identificar o foco da infestação assim como indicar o tratamento mais adequado.

Vale ressaltar que uma empresa de descupinização atende a todas as normas de vigilância sanitária, o que protege a saúde de todos os envolvidos.

Nós, da Universo Ambiental, somos certificados e fornecemos um serviço de excelência, com produtos modernos e que realmente funcionam.

Caso desconfie da presença de cupins na sua casa, agende logo uma visita, e assim, evitar danos até irreparáveis ao seu patrimônio.