Como Acabar com Brocas de Madeira

Como Acabar com Brocas de Madeira: Tudo o Que Você Precisa Saber

Muitas pessoas se perguntam como acabar com brocas de madeira, e se realmente existe um método eficaz. Da mesma forma que os cupins, as brocas também se alimentam de madeira, e por isso muitas vezes são confundidas com os cupins.

Além disso, fazem pequenos buracos na madeira, e é através deles que os resíduos são eliminados. Se você tem dúvida se há infestação de brocas de madeiras na sua casa, vamos mostrar aqui tudo o que você precisa saber.

O que são brocas?

Como Acabar com Brocas de MadeiraAntes de entender como acabar com brocas de madeira, o que são brocas? A broca é um pequeno besouro, e embora não tenha o mesmo poder de destruição dos cupins, pode causar grandes danos ao madeiramento. Ao contrário dos cupins, a broca não vive em grupo, logo, cada furo representa a saída de um inseto adulto. Outra característica é que seu tempo de vida é curto, onde algumas espécies adultas sobrevivem apenas 24 horas.

Como é o desenvolvimento das brocas de madeira?

Em primeiro lugar, as brocas de madeira passam por quatro fases de desenvolvimento: ovo, pupa, larva e adulta. Geralmente, os ovos eclodem em torno de três semanas, dando origem às larvas.

A larva corrói a madeira por dentro e vai criando assim as galerias, e medem cerca de 1 mm e apresentam uma tonalidade branca. Por sua vez, ao atingir a fase adulta, o que leva aproximadamente 8 semanas, e após a metamorfose, as brocas atravessam a superfície da madeira, criando um orifício de saída. E é justamente por meio desse buraco que origina a poeira, que é o primeiro indicador da infestação.

Aprenda a identificar brocas

Na maioria das vezes, as pessoas só percebem que há uma infestação de brocas quando já está em estado avançado. Por isso que é tão importante vistoriar todos os ambientes, móveis de madeira, portas e janelas regularmente, pois isso evita maiores danos. E no caso de você ficar em dúvida se é cupim ou broca, a melhor solução é contar com a ajuda de uma empresa especializada em controle de pragas urbanas para acabar com as brocas de madeira.

Os principais indicadores da infestação por brocas são orifícios redondos, com diâmetro de cerca de um milímetro, por onde costuma sair uma espécie de serragem, que são os resíduos deixado pelas brocas. Pequenos montes de serragem ou pó de madeira costuma indicar infestação por brocas.

Além disso, é possível fazer-se o teste do estilete, onde se perfura a madeira com suspeita de infestação com um estilete por três milímetros. Se a lâmina afundar repentinamente, significa que a madeira possui túneis de algum tipo de praga, que podem ser brocas ou cupins de madeira.

Como prevenir brocas de madeira

A melhor forma de prevenção é prestar muita atenção na madeira, principalmente se for de segunda mão. Por isso, faça uma inspeção minuciosa em toda a madeira.

Porém, algumas espécies de cupins costumam se alojar na madeira logo após a árvore ser abatida. Portanto, madeira nova não é garantia para que não haja brocas de madeira. Outra maneira para prevenir brocas é a pintura da madeira. Isso por que as fêmeas costumar depositar os ovos em madeira que não recebeu pintura ou verniz.

Logo, pintar a madeira costuma prevenir a instalação de brocas de madeira. Além disso, os ovos normalmente são colocados em frestas ou pequenas fissuras da madeira, e exatamente por isso os insetos preferem madeiras mais velhas.

Uma dica é, caso opte por uma madeira já usada, tentar preencher todos os espaços vazios e pequenas fendas. Agora, existe também um desafio na hora de acabar com brocas de madeira, que são os processos pelos quais a madeira é submetida, que acabam produzindo insetos que podem atrair mais insetos.

A parte mais visada da madeira costuma ser o brancal ou o alburno, por isso, o uso de madeiras mais duras costuma reduzir as chances de infestação de brocas de madeira. E no caso de usar madeiras mais “doces”, como o eucalipto, tratar a madeira corretamente pode evitar a infestação de pragas. Agora que você já viu medidas preventivas para afastar as brocas de madeira, veja quais os métodos mais comuns para combatê-las.

Quais os métodos mais comuns para acabar com brocas de madeira

Assim como acontece com os cupins, as pessoas acreditam que injetar produtos através dos furos na madeira vai resolver o problema de infestação de brocas de madeira. Diferentemente dos cupins que costumam manter sua galerias limpas, o que facilita a circulação do veneno, no caso das brocas, à medida que as galerias ficam entupidas, o veneno não consegue alcançar a broca.

Na verdade, os produtos químicos mais eficazes no controle de brocas, como o pentaclorofenol, são proibidos no Brasil, por conta de provocar muito risco à saúde das pessoas. Portanto, um dos métodos para acabar com brocas de madeira é remover a madeira contaminada.

E em seguida, no caso de querer reutilizá-la, recomenda-se tratar a madeira usando gases tóxicos, os quais substituem o oxigênio da madeira por gás venenoso. Vale ressaltar que apenas uma empresa especializada é capaz de fazer o controle eficaz de brocas, onde o tratamento é através da pulverização, injeção e pincelamento na peça afetada.

Vale a pena contratar uma empresa para acabar com brocas de madeira?

É claro que vale, principalmente quando se trata de preservar seu patrimômio.

As brocas, assim como os cupins, agem silenciosamente e dessa forma, quando os sinais aparecem, significa que a infestação já se alastrou.

Para evitar maiores danos ao patrimônio, a melhor solução é contar com profissionais treinados e experientes.

Nós, da Universo Ambiental, somos uma empresa certificada e usamos apenas produtos devidamente autorizados, altamente eficazes para acabar com brocas de madeira.

Veja nossos diferenciais:

  • Equipe técnica capacitada;
  • Produtos de última geração;
  • Atendimento 24 horas;
  • Orçamento sem compromisso;

Se você notou sinais de broca de madeira em sua residência ou empresa, agende uma visita para que nossa equipe faça uma inspeção. Dessa forma, avaliamos a extensão da infestação para indicar qual método mais adequado. Entre em contato e teremos o maior prazer em atendê-lo!